Instituto Pensar - UFRPE cria instituto e nomeia de ?Menino Miguel?

UFRPE cria instituto e nomeia de ?Menino Miguel?

por: Mônica Oliveira 


Miguel caiu do 9º andar do edifício Píer Maurício de Nassau, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, no dia 2 de junho (Foto: divulgação/redes sociais)

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) anunciou nessa segunda-feira (21) a criação do Instituto Menino Miguel (IMM), para estudo, pesquisa e extensão nas áreas da infância, do cuidado humano, da família e do envelhecimento. O nome do núcleo homenageia Miguel Otávio Santana, que morreu aos 5 anos após cair do 9º andar de um prédio de luxo na área central do Recife.

De acordo com o G1, a inauguração do instituto deve ocorrer no dia 13 de outubro.

O coordenador do IMM, Humberto Miranda, informa que o núcleo une quatro coordenadorias que já existiam na UFRPE: a Escola de Conselhos, o Núcleo do Cuidado Humano, o Observatório da Família e o Núcleo de Envelhecimento.

Ele conta que a universidade estava em processo de criação do instituto quando ocorreu a fatalidade com a criança. "A gente já trabalhava em conjunto, e a ideia era aglutinar. Estamos buscando estudar essas dimensões da vida humana?, disse o professor, que acrescentou ao G1: "Escolhemos o nome de Miguel porque ele é uma criança que traz essa energia mobilizadora para a defesa dos direitos humanos?.

Segundo o coordenador do instituto, a mãe de Miguel, Mirtes Souza, participa da concepção do local, com sugestões de memorial, palestras, entre outras ideias.

"O Instituto Menino Miguel nasce para que a memória do menino Miguel não morra?, afirmou Miranda.

A cantora Adriana Calcanhotto, que lançou uma música em homenagem ao menino, foi sondada para atuar como embaixadora do instituto.

Miguel

Miguel caiu do 9º andar do edifício Píer Maurício de Nassau, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, no dia 2 de junho. Mirtes Souza, a mãe do menino, havia deixado ele com a ex-patroa, Sari Corte Real, para passear com a cadela da família.

Presa em flagrante por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) no dia do ocorrido, Sari pagou fiança de R$ 20 mil e atualmente responde ao processo em liberdade.

Em 1º de julho ela foi indiciada pela polícia por abandono de incapaz que resultou em morte. Após denúncia do Ministério Público de Pernambuco, o caso chegou à Justiça, mas não há data marcada para o julgamento.

Escute a música de Adriana Calcanhotto dedicada ao menino:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=Myob26bhNqs&feature=emb_title&ab_channel=AdrianaCalcanhotto




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: